Módulo 3 - Contando as nossas histórias

a partir de práticas afroreferenciadas.

Quem pode participar: profissionais da educação negras e negros do Rio de Janeiro, preferencialmente da Maré.

Quando acontece: 17 de junho e 29 de julho

• O terceiro módulo da Escola Marielle será presencial e tem como objetivo fortalecer profisionais da educação a contar a história de Marielle Franco e da população negra e periférica do Brasil, compartilhando aprendizados sobre letramento racial e Enfrentamento ao Racismo no Ambiente Educacional através de pedagogias afroreferenciadas.

Queremos fortalecer a defesa da nossa memória e a contação das nossas histórias, apoiando a implementação da Lei 10.639.

Esse módulo da Escola será realizado com o Projects for Peace the vision of Kathryn W. Davis, fundado nos Estados Unidos em que estudantes universitários recebem os fundos necessários para implementar projetos inovadores, centrados em uma comunidade específica e escaláveis ​​para os problemas mais urgentes do mundo.

• Se inscreva

Se você trabalha com educação formal ou não formal no Rio de Janeiro, preferencialmente da Maré e tem interesse em participar deste módulo da Escola Marielle, se inscreva no formulário abaixo até o dia 7 de junho, às 23h59.

• Lista das Participantes

Esse módulo é destinado à jovens negras periféricas, entre 17 e 29 anos. Tivemos mais de 400 inscrições para esta Escola Marielle, foi um processo de seleção cuidadoso e feito com muita atenção. Como tínhamos vagas reduzidas, foram considerados critérios de gênero, raça, faixa etária, território periférico, disponibilidade para comparecimento em todas as aulas, engajamento e as respostas elaboradas no formulário.

Teremos outros módulos futuramente. Caso você não tenha sido chamada para esse, se inscreva aqui e receba informações das próximas turmas da Escolas Marielle.

Confira a lista das participantes desse módulo:

Alexia Eloar Félix Cavalcante

Aline de Jesus Peixinho

Aline Nascimento do Livramento

Ana Carollyne Lopes de Oliveira

Ana karla da costa de Alcântara

Augusta Maria Carneiro Souza

Brenda sabrina moraes da silva

Bruna Carolina de Andrade

Caroline da costa dos santos nogueira

Colle Christine Avelar Rodrigues

Sabrina Silva Vieira

Uiara Almeida

Vitória Genuino de Morais Silva

• Como vai ser este módulo da Escola Marielle?

Serão realizados 2 encontros, que somarão 18 horas. Para completar este módulo, será necessário ter participação de 75% das aulas.

As aulas serão presenciais nos dias 17 de junho (sábado, das 8h às 17h) e 29 de julho (sábado, das 8h às 17h)

As aulas serão facilitadas por pessoas negras intelectuais e lideranças políticas, de movimentos e da sociedade civil, especializadas em contação de histórias afroreferenciadas.

Este é o primeiro módulo voltado para educadores da educação formal e informal do conjunto do Rio de Janeiro, dando preferencia para educadores da Maré.

• Qual será o conteúdo das aulas?

Confira o tema das aulas que ocorrerão aos sábados:

1

Encontro com contação de história por meio da HQ Marielle Franco Raízes, aula de letramento racial e enfrentamento ao racismo no ambiente educacional

Letramento racial

Gaby Makena

Enfrentamento ao racismo no ambiente educacional

Monica Ferreira

Contação de história

Suane Brazão

2

Encontro com compartilhamento de aprendizados sobre a experiência das ações pedagógicas, outro exemplo de contação de história e outras possibilidades didáticas

Possibilidades de didática

Thiago Elniño

Contação de história

Nayla Oliveira

Mediação

Monica Ferreira

Não vai participar deste módulo mas quer receber em primeira mão notícias sobre outras atividades da Escola Marielle?

Um pequeno slogan
    Uma frase ou duas descrevendo este item. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet.

pelo pix apoie@institutomariellefranco.org