Módulo 3 - Contando as nossas histórias

a partir de práticas afroreferenciadas.

Quem pode participar: profissionais da educação negras e negros do Rio de Janeiro, preferencialmente da Maré.

Quando acontece: 17 de junho e 29 de julho

• O terceiro módulo da Escola Marielle será presencial e tem como objetivo fortalecer profisionais da educação a contar a história de Marielle Franco e da população negra e periférica do Brasil, compartilhando aprendizados sobre letramento racial e Enfrentamento ao Racismo no Ambiente Educacional através de pedagogias afroreferenciadas.

Queremos fortalecer a defesa da nossa memória e a contação das nossas histórias, apoiando a implementação da Lei 10.639.

Esse módulo da Escola será realizado com o Projects for Peace the vision of Kathryn W. Davis, fundado nos Estados Unidos em que estudantes universitários recebem os fundos necessários para implementar projetos inovadores, centrados em uma comunidade específica e escaláveis ​​para os problemas mais urgentes do mundo.

• Se inscreva

Se você trabalha com educação formal ou não formal no Rio de Janeiro, preferencialmente da Maré e tem interesse em participar deste módulo da Escola Marielle, se inscreva no formulário abaixo até o dia 7 de junho, às 23h59.

• Como vai ser este módulo da Escola Marielle?

broken image

Serão realizados 2 encontros, que somarão 18 horas. Para completar este módulo, será necessário ter participação de 75% das aulas.

broken image

As aulas serão presenciais nos dias 17 de junho (sábado, das 8h às 17h) e 29 de julho (sábado, das 8h às 17h)

broken image

As aulas serão facilitadas por pessoas negras intelectuais e lideranças políticas, de movimentos e da sociedade civil, especializadas em contação de histórias afroreferenciadas.

broken image

Este é o primeiro módulo voltado para educadores da educação formal e informal do conjunto do Rio de Janeiro, dando preferencia para educadores da Maré.

• Qual será o conteúdo das aulas?

Confira o tema das aulas que ocorrerão aos sábados:

1

Encontro com contação de história por meio da HQ Marielle Franco Raízes, aula de letramento racial e enfrentamento ao racismo no ambiente educacional

Letramento racial

Gaby Makena

Enfrentamento ao racismo no ambiente educacional

Monica Ferreira

Contação de história

Suane Brazão

2

Encontro com compartilhamento de aprendizados sobre a experiência das ações pedagógicas, outro exemplo de contação de história e outras possibilidades didáticas

Possibilidades de didática

Thiago Elniño

Contação de história

Nayla Oliveira

Mediação

Monica Ferreira

broken image

Não vai participar deste módulo mas quer receber em primeira mão notícias sobre outras atividades da Escola Marielle?

Deixe seu contato abaixo que a gente te avisa!

Nome *
    Sobrenome
  • broken image

O Instituto Marielle Franco e uma organização sem fins lucrativos, fundado pela família de Marielle como uma resposta ao brutal assassinato da vereadora em 2018.

Os pilares do Instituto são: lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes da Mari.

Somos uma organização independente e precisamos

de doações de pessoas como você para seguir em frente.

Apoie doando o quanto você puder:

pelo pix apoie@institutomariellefranco.org